Arquitetura da informação: Por que devo investir nessa nova opção?

Hoje em dia a internet se tornou um local que abriga diferentes especialidades e profissionais. Com uma vasta demanda e a necessidade de tornar o seu website cada vez mais interessante, facilitando a experiência e interação do usuário com o meio virtual, surgiram os arquitetos da informação.

O arquiteto da informação tem como dever organizar o conteúdo e estrutura de um website de forma intuitiva e leve, fazendo com que o usuário que esteja a procura de um conteúdo especifico encontre-o com facilidade e com isso tenha uma boa experiência com a sua marca.

A maioria das pessoas está em modo automático quando utiliza os computadores então fazer com que os espaços, interações, níveis de profundidade e as relações entre os dados e os usuários apareçam de uma maneira lógica e coerente é essencial.

Pesquisas apontam que 27% das causas de fracasso de vendas de um site de comercio eletrônico ocorrem porque o usuário simplesmente não conseguiu encontrar o item que procurava.

O principal objetivo de um arquiteto é organizar a informação, tornando simples o que era complexo.

É um estudo que simplifica o relacionamento entre usuário-conteúdo-contexto.

Podemos nos guiar por quatro diretrizes básicas:

O sistema de organização, que organiza a forma de categorizar e organizar a informação, ex: organização alfabética, organização por tempo, organização por assunto.

Sistema de rotulação, que organiza a forma de representar a informação, como o nome dos hiperlinks a serem clicados, ex: Quem somos, contato, nossos serviços.

Sistema de navegação, que determina o modo de navegar ou se mover no website, ex: navegação local ou global.

Sistema de pesquisa, que estabelece as diretrizes para quem busca informação ex: janela de busca, duvidas freqüentes.

O profissional irá analisar o que é mais importante e merece mais destaque e a localização para cada informação em cada página.

Devemos nos ater a quatro atributos básicos: Ser fácil de aprender, ser eficiente na utilização, ser fácil de ser recordado, ser agradável.

Sendo assim, não perca mais tempo, clique aqui e invista nessa nova opção e crie uma experiência agradável para o seu público-alvo, aumentando ainda mais seus resultados online.

1 responder

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *