Google Shopping

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O QUE É GOOGLE SHOPPING?

Google Shopping

é bem simples: exibir produtos relevantes a consulta do usuário, juntamente com lojas que os oferecem, fotos do produto e por fim reviews de usuários sobre aquele determinado produto.

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ENTENDA MELHOR SOBRE GOOGLE SHOPPING

Como funciona o Google Shopping?

É necessário realizar um cadastro no Google Merchant Center, local disponibilizado para realizar cadastro de produtos para o Google Shopping. Caso possua uma conta no Google AdWords e Analytics, aconselhamos a usá-la para facilitar a integração entre as contas.

Depois de logado em sua conta no Google Merchant Center, o Google irá direcionar você para configurar sua conta.

PASSOS DE COMO FUNCIONA O GOOGLE SHOPPING

PASSO 1:

Vamos iniciar sua configuração. O primeiro passo é selecionar seu local (país).

PASSO 2:

Nesta etapa da configuração você precisará informar alguns dados sobre o seu site.

PASSO 3:

Ajude o Google a reconhecer que você realmente é o proprietário de seu site, ou seja, reivindique-o. Para isso, clique em definições gerais, para acessar a área de configurações.

PASSO 4:

Agora, solicite para verificar este URL.

PASSO 5:

Pelo método recomendado, você deverá copiar o arquivo gerado pelo Google e colocá-lo na raiz do seu FTP (lugar onde seu site está hospedado). Agora, basta solicitar para verificar.

PASSO 6:

Com o site verificado, o próximo passo é configurar os produtos. Para isso, clique em feed de dados e depois, em novo feed de dados.

PASSO 7:

No exemplo, nomeamos como teste o nome do feed. Escolha a forma com que será realizado o envio. Caso você não possua uma conta, você poderá enviar uma planilha criada no Excel, caso tenha, utilize a planilha do Google.

PASSO 8:

Depois que seus produtos forem enviados, o Google fará uma análise, exibindo os produtos aprovados e não aprovados.

O que fazer no caso de produtos não aprovados? Você pode visualizar o motivo em feed de dados -> status.

PASSO 9:

Coloque créditos no seu Google AdWords (que pode ser acessado pelo próprio Google Shopping), pois será através dele que a cobrança será realizada.

PASSO 10:

Ative a campanha e monitore os resultados.

COMO FUNCIONAM AS CAMPANHAS NO GOOGLE SHOPPING?

As campanhas do Google Shopping

são realmente ter uma configuração de campanha muito mais fácil, rápido e prático e que traga muito mais informação. Dentro da campanha de Google Shopping é possível ter acesso à informações como dados de parcela de impressão e benchmark de CPC para uma determinada categoria, e será possível saber mais sobre a concorrência, média de lance e algumas outras informações. Assim, se o valor estimado de lance é R$ 1.00 e o anunciante oferece R$ 0.80, provavelmente existe um espaço para ganhar volume se aumentar esse CPC.

CAMPANHA GOOGLE SHOPPING X LISTA DE PRODUTOS

Campanhas de Google Shopping e Lista de Produtos sempre irão competir. Porém, dentro das campanhas de Google Shopping você  poderá ter mais resultados, por isso aconselhamos optar pela campanha de Google Shopping. Caso o anunciante tiver preocupações com o histórico da campanha pode deixar as duas campanhas ativas, deixando o lance de uma mais alto do que a outra, no caso a de Google Shopping, para que a campanha principal absorva o volume que a outra campanha estiver perdendo.

MERCHANT CENTER EM CAMPANHA DE GOOGLE SHOPPING

Hoje, a comunicação é muito mais integrada do que antigamente. Por essa questão você consegue ver dados como ID, marca, marcadores que você coloca, assim a comunicação fica muito mais clara e intuitiva. Vai ficar muito mais fácil de gerenciar e até de entender os produtos anunciados, e as quebras que o Merchant Center tem. Se você é varejista, por exemplo, já tem a quebra de todos os produtos, tem a categoria de móveis, informática, entre outras. Vamos dizer que a campanha de Google Shopping começou de fato a interação do Merchant Center com o AdWords.

PRIORIDADES EM UMA CAMPANHA DE GOOGLE SHOPPING

As campanhas de Google Shopping trouxeram um novo conceito, e dentro desse conceito existem prioridades. O ideal é usar de dois jeitos: a média e a baixa.

Quando você tem um produto sazonal, por exemplo, e uma super promoção de um produto que está com um preço muito bom, você transiciona de média para alta, para garantir que você vai entregar muito esse produto.

A média seria a campanha que você tem sempre rodando, e a baixa seria algum produto que é importante que você venda, mas ele não tem uma margem boa, então talvez você desfavoreça aquele produto, aquele ID, ou aquela categoria.

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