SEO: o que é?

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O QUE É SEO?

SEO

do inglês, Search Engine Optimization, também se refere a indústria de consultoria, que trabalha na otimização de projetos e websites de seus clientes. Alguns comentaristas, e também alguns profissionais de SEO, dividiram os métodos usados por seus praticantes em categorias como os “SEO de White Hat” (geralmente utilizam métodos aprovados pelos sistemas de busca, como a prática de construção de conteúdo relevante e melhoria da qualidade do site), ou “SEO de Black Hat” (utilizam truques como “Cloaking”, que é a camuflagem do conteúdo real da página, e spamdexing). O termo “spamdexing” (originado da fusão de spam e indexing) refere-se a pratica de Spam direcionada aos motores de busca.

Motores de busca são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet. Aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empresa.

Resumidamente, SEO é um conjunto de técnicas com o objetivo de tornar sites mais amigáveis para os sites de busca, usando e trabalhando com palavras-chaves selecionadas de acordo com o conteúdo do site, de forma que fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.

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COMO FUNCIONA SEO?

Os mecanismos de busca indicam diferentes tipos de listagens nas páginas de resultado, incluindo: publicidade paga nas páginas de resultados, conteúdo de publicidade paga por clique, anúncios, pagamento para inclusões em sistemas de busca e resultados de busca orgânica.

As estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade significa que os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site (ex. comprar, assinar, aprender algo).

Em termos de competição, um termo de busca palavra-chave com grande volume de resultados dificulta o posicionamento através de programação para busca orgânica, podendo ser necessária uma ação de anúncios pagos ou links patrocinados; dependendo do número de resultados o custo de uma estratégia de marketing de internet pode ser bem expressivo. Um bom posicionamento nos resultados orgânicos de busca pode fornecer o mesmo tráfego almejado e ter um custo potencialmente mais baixo. Os proprietários de websites devem optar por otimizar seus sites para a busca orgânica, se o custo da otimização for menor do que o custo da publicidade paga.

A VANTAGEM DO SEO

A vantagem do trabalho de SEO é aumentar as suas chances de conversão. Assim, você pode aumentar as suas vendas, números de visualizações de página, assinantes de feeds.

É importante frisar que SEO é um trabalho de médio/longo prazo que visa aumentar a quantidade de visitantes através de confiança dos buscadores.

COMO FUNCIONAM CAMPANHAS DE SEO?

Campanhas de SEO tem que ser bem organizadas e estruturadas para que assim possam chegar ao topo nas páginas de resultados dos motores de busca e aumentar a visibilidade do seu site e, consequentemente, aumentar suas vendas.

O custo varia de acordo com a duração e a necessidade do seu site e da concorrência. Há mercados que são muito competitivos e requerem um esforço extra para alcançar resultados tangíveis.

Os pilares de uma campanha de SEO são:

  • Pesquisa de palavras-chave
  • Conteúdo (otimização site)
  • Links Entrantes ou Linkbuilding
  • Otimização do Código

NÃO COMECE PELAS PALAVRAS-CHAVE MAIS PROCURADAS

Por quê não começar pelas palavras-chave mais procuradas? Quando a palavra-chave é muito procurada, acaba sendo maior a concorrência pela palavra.

E garanto que não é algo que queira enfrentar por agora. Para um site que está iniciando a otimização é melhor que sejam selecionadas frases mais específicas, chamadas de long tail keywords. Assim a concorrência será menor, e o tráfego mais qualificado.

TAXA DE CONVERSÃO

Taxa de conversão é uma das métricas mais importantes para os sites de e-business. É indispensável que o site seja pensado para fazer o usuário tomar a ação desejada por você. Pode ser desde vendas e cadastros, até mesmo tempo de visita e quantidades de páginas acessadas. Quando o visitante age da maneira que você espera, isso se chama conversão.  é a relação entre o número de visitas ao seu site e o número de compras que estas visitas realizaram.

PAGE RANK

Page Rank é um algoritmo utilizado pela ferramenta de busca Google para posicionar websites entre os resultados de suas buscas. O PageRank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links apontando para ela. Não é o único algoritmo utilizado pelo Google para classificar páginas da internet, mas é o primeiro utilizado pela companhia e o mais conhecido.

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