Erros que destroem a página da sua empresa nas redes sociais - Agência Moustache

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Erros gráves

As redes sociais não servem apenas para aproximar pessoas, elas também servem para alavancar seu negócio. Criar uma fanpage no Facebook, um perfil no Twitter ou no Instagram é uma forma de divulgação e captação de novos clientes para o aumento de vendas.

Para não dizer que apenas um perfil basta, nosso head de mídia, Flávio Luizetto, em matéria no site da Exame.com, citou quatro passos para uma boa administração de sua página: presença, ativação, engajamento e conversão. “Tenha um site, vídeos no YouTube, uma fanpage; divulgue esses meios para clientes e anunciantes; faça os seguidores se engajarem com o que é produzido; e, por fim, use o digital para gerar negociações online e offline, complementando as ações”.

De acordo com Luizetto, antes de sair criando a página da sua pequena empresa no Facebook ou no Instagram, você precisa fazer algumas perguntas: seu canal de atendimento ao consumidor está desorganizado? Sua empresa recebe muitas críticas em sites como o Reclame Aqui? Se a resposta a essas questões for afirmativa, talvez seja melhor esperar para entrar nas redes sociais.

“O principal segredo para entrar no digital – e no social – é saber se o produto e o atendimento estão bem formatados. As redes não fazem um negócio ser automaticamente melhor. Sem essa percepção, a página vira um canal de reclamações”, explica.

Criar uma página para abandoná-la depois é ruim para o seu negócio, pois manter esse canal de comunicação é fundamental para o sucesso do seu negócio – inclusive financeiro. Tem que tentar sempre se manter em contato com o público que resolveu seguir sua empresa, porque essas pessoas são clientes em potencial e vendas podem surgir dessas postagens.

Na dúvida, poste. “No mínimo, tenha um conteúdo por dia. Quanto mais postagens a página tiver, melhor é a avaliação dela para o algoritmo do Facebook”, explica Luizetto. É possível agendar matérias para o final de semana caso você não queira ou não consiga trabalhar nesses dias.

Lembre-se: o perfil do seu empreendimento está aberto para todos verem. Qualquer postagem ou resposta sua será visível mesmo para quem não é seu seguidor. Por isso, a palavra de ordem é cautela. É melhor informar o cliente que sua empresa entrará em contato com ele por meio de outro canal do que deixar todo o processo de atendimento lá na página, para todos verem.


Fique atento

Ouça sempre os seus clientes: eles podem ajudar a antecipar possíveis crises e antecipar ideias de negócio. Por exemplo, se um consumidor reclamar de algum produto, é possível resolver o problema antes que uma crise aconteça.

Um erro comum de empreendedores que possuem pequenos negócios é misturar a página pessoal com a página da empresa. Quando falamos de empreendimento, é preciso postar apenas o que interessa ao seu público-alvo, e não opiniões pessoais.

Segundo Flávio, é preciso ter menos vaidade por parte da marca e mais prestação de serviço. “O social funciona bem quando você tem uma boa curadoria de conteúdo. É igual uma loja: além de uma vitrine bonita, é preciso ter bons produtos, e não apenas marcar presença”. Isso trará seguidores de verdade, e não os famosos “likes comprados”.

Ainda falando sobre postagens, não basta postar com frequência: é preciso analisar quais postagens dão certo, que trazem mais resultado, como por exemplo: imagens ou textos? De que tipo? É preciso mensurar isso, analisar a interação e ver o que atrai mais seguidores.

Por meio desse exame de indicadores é possível verificar qual rede social traz mais benefícios ao seu negócio e, portanto, merece maiores investimentos.

Luizetto recomenda resgatar as postagens de maior sucesso, após a análise de resultados ter sido feita. “Faça um planejamento anual, com revisões trimestrais. É difícil planejar o ano todo, mas tenha uma ideia inicial. A cada três meses, você olha os relatórios e retoma o que deu mais certo.”

Algumas ferramentas ótimas para ajudar no acompanhamento dos negócios nas redes sociais são Google Analytics, Google Adwords e Buzzmonitor.


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