Saiba como funciona

MÍDIA ONLINE

BRIEFING

Primeiro passo a ser dado para a mídia online é o briefing

Levantar os pontos mais importantes para poder planejar a sua campanha.

As principais questões para saber são: Quem é o cliente? Qual é o produto? Quais os objetivos? Qual seu público? Qual mercado? Qual sua verba? Quais são os concorrentes? Qual o período da campanha? Existe histórico de campanhas anteriores?

Com um briefing detalhado, com as questões definidas, você consegue conhecer melhor o seu público-alvo e o mercado que deve abordar.


ESTRATÉGIA

É importante, não só em mídia online, estar atento ao que o público da campanha faz na internet

Quais são as possibilidades de navegação do público-alvo de sua campanha?

Dentro desta etapa podemos elaborar, também, a definição criativa da campanha e os sites que iremos usar.

Os tipos de sites seriam portais, sites verticais, jornais online, buscadores e redes sociais, entre outros.


TÁTICA

Na terceira etapa, você define os sites para seu planejamento de mídia online

Além da definição do site, também é necessário definir a peça que vai utilizar. Qual o formato? Procure saber qual o nome da peça no veículo onde está anunciando.

Ter um histórico de campanha pode ajudar e é bom saber se há sites e formatos que já obtiveram sucesso ou fracasso em campanhas anteriores.

Não esqueça de alinhar quais as métricas serão importantes na campanha de sua mídia online.


PROPOSTA

Monte uma planilha com itens importantes para a campanha e suas especificações

A planilha com o detalhamento das ações da campanha de mídia online deve conter itens como o nome do site, canal ou seção onde os anúncios serão exibidos, os formatos, período da campanha, se o pagamento é por quantidade de impressão ou cliques. É uma planilha trabalhosa e deve ser feita com muita atenção.


IMPLEMENTAÇÃO

Implementação do plano de mídia online

O ideal nesta etapa é não fazer nada com urgência e/ou ter um ótimo relacionamento com os veículos. É nessa etapa também que você envia o PI (pedido de inserção), juntamente com as peças que serão veiculadas.

Após o envio, o veículo coloca a campanha no ar (num prazo até 48 horas), desde que as peças estejam dentro das exigências.

Importante reformar que é preciso um acompanhamento da campanha, desde o período de lançamento até o final. Assim podemos nos certificar que a campanha está dando resultado, e caso não esteja, podemos solucionar o problema para conseguirmos alcançá-los.


PÓS-COMPRA

Fase final: Pós-compra

Nessa etapa final do planejamento de mídia online você monta uma segunda apresentação com todos os relatórios detalhados da campanha. Mas detalhes que sejam importantes para atingir os objetivos da campanha. Elaborar um banco de dados (uma planilha com o histórico da campanha) também é muito importante.

O principal objetivo dessa etapa é melhorar o entendimento dos esforços e dos resultados, gerar aprendizado e aperfeiçoar o processo de planejamento.


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